Venha conhecer Ilhéus e aproveitar esse paraíso. 

Está esperando o quê para visitar a Princesinha do Sul e aproveitar as maravilhas da Pousada Pontal?⠀

Ilhéus

Repleto de encantos, ILHÉUS é a famosa cidade em que acontecem as histórias de Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terras do Sem Fim”, além de ser conhecida como a capital do cacau. Com belíssimas praias, locais históricos e um grande patrimônio religioso e cultural, a cidade baiana oferece diversas opções para quem a visita.

Veja a seguir os principais pontos turísticos de Ilhéus e aproveite sua viagem!

Bataclan

Centro Cultural Bataclan

Localizado na Avenida 2 de Julho, o Bataclan foi até 1940 um famoso bordel e cassino, sempre frequentado pelos “Coronéis do Cacau”. O local, juntamente com sua dona Antônia Machado foram perpetuados na obra de Jorge Amado, na qual a personagem “Maria Machadão” comandava o bordel.

Hoje, após ser reformado em 2004, o espaço é utilizado para lançamento de livros, eventos sociais e vernissages. É possível ainda visitar o “quarto” de Maria Machadão, reeditado com móveis daquela época.

Casa de Cultura Jorge Amado

Falando no célebre autor, os fãs de sua obra podem visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, local em que a família do autor residiu e onde Jorge Amado iniciou-se na escrita. Edificado em 1928 pelo Coronel João Amado Faria, seu pai, após ganhar um prêmio da Loteria Federal, o antigo prédio já abrigou a Faculdade de Direito em Ilhéus e a Delegacia Estadual da Fazenda.

Após ser doado ao município pelo Governo do Estado da Bahia, para servir como Fundação Cultural de Ilhéus, o palacete passou por uma reforma e transformação, passando a se chamar Casa de Cultura Jorge Amado, cuja inauguração ocorreu em junho de 1997.

Os turistas podem realizar visitas guiadas, onde são conduzidos ao quarto que pertenceu a Jorge Amado, onde estão expostas as capas das edições de sua obra, fotos antigas e objetos pessoais.

Casa Jorge Amado.jpg

FOTO PREFEITURA ILHÉUS

Bar Vesúvio

Bar Vesúvio.jpg

Instalado na Praça Dom Eduardo, o Bar Vesúvio é um dos estabelecimentos mais antigos da cidade, aberto por volta de 1920 por dois italianos. Sua fama maior veio também com a obra “Gabriela Cravo e Canela”, motivo pelo qual turistas do mundo todo procuram o lugar em visita à cidade.

Após passar por mudanças de nome e de dono, em 2000 o local recuperou seu velho charme com uma reforma que buscava trazer de volta suas características originais, como as mesas na calçada.

Todas as semanas, nas noites de terça-feira, há apresentações teatrais inspiradas nos personagens Gabriela e Nacib, protagonistas da obra de Jorge Amado.

Quando se trata de Pontos Turísticos, Ilhéus apresenta diversos lugares que o turista chega aqui e se encanta. Desde praias até a sua própria gente, que é encantadora.

FOTO GUIA ILHÉUS